7 maneiras comprovadas de combater o stress

7 maneiras comprovadas de combater o stress

Quando você está submetido a tensões é difícil desfrutar da vida. Você pode encontrar-se acordado a meio da noite, com a mente em ebulição, pulando como uma mola com aqueles que te rodeiam, com constantes mudanças de humor e até com problemas de saúde, como a tensão muscular, dores de cabeça ou problemas digestivos, desde dores de estômago até a prisão de ventre.

Na verdade, uma das milhares de funções do corpo, é passar por curtas situações de estresse, com secreções de adrenalina, que nos motiva a continuar na luta diária e, em geral, nos faz reagir frente a situações anormais ou perigosas. Mas na vida moderna não nos deparamos com situações extremas, mas a uma constante pressão, uma tensão gerada por problemas de todo tipo: trabalho, pessoais, familiares, ambientais e, claro está, financeiras.

Mulher muito cansada, diante do computador
O resultado? As hormonas relacionadas com o stress estão presentes a maior parte do tempo. E, com o tempo, isso afeta a saúde. O estresse está associado não só à saúde mental, com problemas como a depressão–, mas também para a saúde cardíaca, por exemplo.

Quaisquer que sejam os fatores que lhe causam stress, há coisas que você pode fazer para minimizarlo. Aqui apresentamos-lhe 8 delas, de efeitos comprovados.

3 atividades básicas que podem ajudá-lo a combater o stress

1. Tome um banho de natureza

No Japão, que é de onde procede a técnica, o chamam de shinrin-yoku, e não, você não precisa de roupa de banho. É um banho, mas isso, de natureza. Uma pesquisa da Universidade de Essex, mostrou que o tempo gasto em um ambiente totalmente natural, é uma assinatura de levantar o ânimo. E outros estudos, japoneses estes, ainda aqueles que dizem que andar pela floresta é particularmente benéfico para eliminar o stress.

2. Dá as graças: adota o agradecimento

Aponta cinco coisas pelas quais se sentir grato. Este simples fato vai te fazer se sentir melhor e também tenha um sono mais à vontade, de acordo com um estudo levado a cabo nos Estados Unidos. Tente fazê-lo quando estiver ultrapassado e pode mudar imediatamente o seu estado mental.

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3. Ponte música

Não nos referimos a esse chill-out mais ou menos de moda. Falamos de música que você gosta, que te faz sentir-se bem. De modo que coloque seus fones, aumenta o volume, e você vai ver como a tensão diminui. E também a tensão arterial: a música relaxa o sistema circulatório e restabelece o fluxo sanguíneo, ajudando-o a relaxar.

4. Saiba quando necessita de estar rodeado e quando só

Cada pessoa é um mundo, neste particular. Há quem precisa reunir-se na solidão de si mesmo, em completo silêncio, para recuperar a tranquilidade. Mas se você é extrovertido e gostou com outras pessoas ao seu redor, você pode encontrar que estar muito tempo só te deprime.

Pode valer qualquer uma das duas coisas, porque só depende do seu gosto e personalidade.

Homem andando sozinho

5. Ative sua “mindfulness”

Já sabe o que é o mindfulness: grosso modo, se concentrar no que está fazendo. E também já ouvi falar de “meditação midfulness”: simplesmente sentar-se e concentrar-se em sua própria respiração. Pode não ser fácil, e, em última instância, há diversas aplicações na internet que podem te guiar para realizá-los plenamente.

Se, com tudo, acha que não é capaz, passa a uma atividade que exija toda a sua concentração: pode ser cozinhar, podar as suas roseiras ou jogar ténis, ou as cartas. Terá os mesmos benefícios.

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6. Mova-se

Está provado que o exercício ajuda a eliminar o stress. Os químicos –hormônios– secretadas durante o exercício estão lá para motivador, recompensando o seu esforço e ajudando-o a eliminar o stress. O exercício cardiovascular, que faz o bombeamento cardíaco, tem se mostrado mais eficaz do que outras atividades mais tranquilas, mas qualquer coisa que você goste e desfrute valerá. (Por que não um “bambolê” ou uma corda de pular?)

8. Cuide daquilo que bebês

É tentador recorrer ao café para espabilarte quando você precisa estar cem por cento, ou o álcool para relaxar tensões depois de um dia duro. Mas o excesso de cafeína pode te colocar nervoso enquanto que o álcool, por sua parte -mesmo que seja temporariamente relaxante – você pode criar um estado de ansiedade no dia seguinte. Teste com um chá de ervas calmantes, como a velha camomila.

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