7 maneiras de ajudar alguém com ansiedade

7 maneiras de ajudar alguém com ansiedade

Mulher triste

Dizer “não se preocupe” NÃO é uma delas


Ver um ente querido sofrendo de ansiedade, é difícil, como o é para o paciente sentir-se impotente. Mas há coisas que se podem fazer sem comprometer a gravidade do seu estado. Aqui nós coletamos os conselhos fornecidos pelo grupo de psicólogos desenvolvedores da appRemente para ajudar alguém com ansiedade.


1. Saiba a fundo


Chegou o momento de ajudar alguém, o primeiro passo é conhecer em profundidade o que é a ansiedade, e especialmente o que representa para o paciente. Comuníquense tão abertamente como podem, mas investigue por seu lado, tanto quanto você puder sobre os sentimentos da pessoa que sofre de ansiedade. Quanto mais você souber. Mais ajuda pode lhe proporcionar.


2. Ouça


Pode ser difícil entender por que alguém sofre de ansiedade em algumas situações, de forma que é só pedir e, acima de tudo, ouça. Muitos pacientes de ansiedade têm tal gente se vira de pensamentos que nem mesmo eles sabem qual ou quais são os fatores que desencadeiam a sua ansiedade. O simples fato de ouvi-los pode ajudá-los a arrumar as suas mentes e facilitará para que se sintam mais tranquilos.


3. Seja paciente


Muitos pacientes de ansiedade são dados a tirar conclusões imediatas e, uma vez que podem ser extremamente negativos, levar a pensar que seus próximos estão descontentes ou irritados com eles. Em vez de se sentir frustrado ou irritado por isso, tente falar com tranqüilidade a situação e buscar uma solução viável face ao próximo ataque de ansiedade.


4. Não trivialice


Não é uma boa ideia dizer a alguém ansioso “passe por ele” ou “não se preocupe”. É como quando nos sentimos tristes: não há graça que se frivolice nossa situação, e procuramos algo de empatia. A grande maioria dos pacientes de ansiedadd sabem que as suas preocupações e medos são irracionais, de modo que não precisam de que ninguém o diga. Escúchele, e deixe que o ataque se resolva por si só.

Casal maduro, passeando na praia

5. Faça-lhe companhia


Sair com amigos é uma boa maneira de atrapalhar os usuários de suas preocupações e pensamentos negativos. Se um amigo ou de alguém amado se sente particularmente ansioso, pergunte a ele se ele gostaria de fazer algo por você, só com você ou com mais amigos. Mas tenha em mente o seguinte ponto…

Publicidade

6. Não o pressione demais


Um dos problemas da ansiedade é que pode tornar o paciente completamente exausto. Se alguém que você conhece sofre de ansiedade, é muito provável que esteja em um estado de tensão mental muito alta, o que tanto física como mentalmente, pode ser cansativo. Lembre-se disso quando você tenta motivar alguém para iniciar qualquer atividade. Não necessariamente se deve a que não querem mas não podem, por seu extremo cansaço.


7. Fique atento a você mesmo


Passar muito tempo com alguém que sofre de ansiedade pode desgastar a própria saúde mental. Quando começar a sentir-se ultrapassado ou em tensão, certifique-se de dar uma pausa e faça algo que goste. É sempre melhor dar um passo para trás e relaxar: estar em tensão com uma pessoa ansiosa pode aumentar os seus níveis de stress, estabelecendo um indesejável círculo vicioso.

7 maneiras de ajudar alguém com ansiedade
Rate this post