Alimentação para uma pele saudável

Alimentação para uma pele saudável

Para ser bonita, você tem que alimentar, em primeiro lugar, a pele desde o interior escolhendo os alimentos certos.

Antioxidantes: os aliados anti-idade

Os antioxidantes servem para neutralizar os radicais livres “maus” que aceleram o envelhecimento cutâneo. Estes compostos nocivos são o resultado da atividade celular normal da pele e dos órgãos. O tabaco, o stress (físico ou psíquico) e a exposição aos raios do sol aumenta em grande medida a sua produção.
Por isso, o verão é o momento ideal para lançar mão para antioxidantes como o beta-caroteno, vitaminas e e C, selênio, o zinco e os polifenóis. A maioria destes nutrientes antioxidantes encontrados em frutas e legumes. Ao comer cinco porções recomendadas por dia, irá melhorar a sua saúde, mas também a sua beleza! São essenciais tanto no inverno como no verão!

É o pigmento alaranjado que dá essa cor característica, as cenouras. Se você consome diariamente, repor a cor de sua pele. No organismo, se transforma em vitamina A, que contribui para a hidratação da pele e ativa a renovação das células da derme. A parte da cenoura, outros alimentos ricos em beta-caroteno são o damasco fresco ou seco, o melão, a manga ou pêssego amarelo. A atividade antioxidante do beta-caroteno está presente também em outros pigmentos carotenóides conteúdos em espinafre, erva-doce, repolho verde, assim como o licopeno do tomate.

Contribui para a flexibilidade da pele, protegendo os lipídios (gorduras) presentes na camada superficial da epiderme da oxidação. Encontra-a em frutas e legumes, especialmente, o kiwi, a manga, o abacate, a erva-doce, ervilhas, espinafres, os óleos e margarinas, assim como as amêndoas e as avelãs (30 g de amêndoas representam 60% da quantidade diária recomendada para um adulto).

É um antioxidante, mas também contribui para a síntese, na derme, o colágeno, uma proteína essencial que fornece elasticidade da pele. Concentra-Se nos citrinos, kiwi, groselha, morango, couve, espinafre, erva-doce e pimenta. É uma vitamina sensível ao calor, assim que é melhor que consumas estes alimentos crus ou levemente cozidos.

Estes oligoelementos são de origem animal: o selênio é encontrado em peixes e nos frutos do mar e o zinco, a carne e as vísceras. Como complemento, aposte nos cereais integrais e legumes.

Existem centenas de variedades distribuídas em frutas, verduras, legumes, chás, cacau, chocolates e cafés. Entre eles, as antocianinas, que são pigmentos vermelhos das framboesas, mirtilos, as amoras, as uvas pretas e que favorecem a nutrição da pele, reforçando a resistência dos pequenos vasos sanguíneos que irriga a derme.

Ácidos gordos essenciais: para uma boa hidratação no verão

São imprescindíveis para a flexibilidade e a elasticidade da pele. Constituem uma espécie de cimento lipídico entre as células da camada córnea (camada externa) da epiderme e previne a secura da pele, evitando a evaporação exagerada de água. No inverno, quando a pele está sujeita às más condições climáticas, ao frio e ao vento, torna-se especialmente necessário fornecer ácidos graxos essenciais.

Para atingir a quantidade diária necessária de ácido linoleico, da família Ômega 6, basta duas colheres de sopa de óleo de noz, de soja, de girassol ou de milho. O outro ácido graxo importante é o ácido gama-linolênico. O organismo é capaz de fabrica-lo a partir do ácido linoleico, mas não a nível da pele. Para encontrá-lo diretamente sobre os alimentos, você terá que recorrer a óleo de borragem, de onagre ou as pepitas de groselha ou de kiwi. Você pode encontrar esses óleos em lojas bio, mas você tem que reservá-los para temperar seus alimentos. Mais simples, os novos “iogurtes”, enriquecidos com óleo de borragem ou com cápsulas de óleo de borragem ou onagre devem ser tomadas em mudanças de temporada: de 500 a 1000 mg ao dia durante um mês.

Os suplementos alimentares para ter uma pele bonita

Não hesite em seguir um tratamento, em função das estações do ano, para lutar contra o stress oxidativo. Os antioxidantes atuam em sinergia, então, escolhe um produto completo, que associe extratos vegetais, vitaminas, oligoelementos e ácidos graxos.

As estrelas do verão

No verão, há alguns produtos que ganham protagonismo, sobretudo porque contêm carotenóides, que ativam e prolongam o bronzeado e atuam sobre a sua intensidade. Note que contenham vitaminas e minerais, como selênio, vitamina C e vitamina E, que previne a formação de rugas.
Por último, o óleo de onagre, combinado com o óleo de germe de trigo, óleo de soja e as ceramidas de trigo têm uma ação hidratante que permite não só obter um bronzeado perfeito, mas também manter a flexibilidade da pele.

Uma pele bonita o ano todo,

Ao longo dos anos, a epiderme se reduz, a renovação celular fica mais lento e as fibras que garantem a sua elasticidade deterioram-se.

Os suplementos alimentares que combinam proteínas, ácidos graxos, minerais e vitaminas permitem limitar a perda de água e agir contra as rugas e o envelhecimento.

Respeita a posologia para não exceder 100% da DDR (dose Diária Recomendada) e não acumula com outros suplementos alimentares que apresentem os mesmos nutrientes.

F. Gama

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